
Haras Cristalina
História

Haras Cristalina iniciou suas atividades em 13 de Agosto de 1986. Nosso primeiro garanhão foi Durango da Bolívia, adquirido do nosso amigo Enoc Campos, da fazenda Bolívia. Um ano depois, adquirimos de nosso amigo Vasco Praça Filho um garanhão cedido por José Eugênio Dutra Câmara: Estanho da Lagoa Negra. Dando seguimento ao trabalho, três anos depois, adquirimos General das Arueiras, um filho de Guardião das Arueiras, filho de Desacato da Maravilha. Em seguida adquirimos Ideal do Varjão, um filho de Aliada do Varjão e Fado do Angelim, um cavalo com caracterização racial excepcional e andamento espetacular.
Pouco tempo depois, adquirimos do Veriato Mascarenha o garanhão que acrescentou um excelente andamento a nossa tropa: Gás Engano. A partir de então, começamos a ter sucesso em exposição. Dois anos depois, adquirimos de Plínio Siqueira, Haras Oratório, o garanhão Estoril do Oratório, filho de J.K. de Angelim e Carícia do Císne, uma filha de Narcício de Angelim. Estoril do Oratório acrescentou à tropa docilidade, caracterização racial, estrutura, aprumos e uma excelente marcha de centro, fortalecendo, também, a carga genética da tropa. Estoril do Oratório foi um reprodutor chave em nossa criação, contando com 194 filhos registrados na Associação Campolina.
Com o tempo, sentimos necessidade de adquirir um garanhão que fosse refinador, com excelente andamento de marcha batida, e adquirimos Dom Juan da Hibipeba, filho de O.P de Santa Rita e Estrela do Oratório, irmão próprio das campeoníssemas Bela da Hibipeba e Capitu da Hibipeba, e meio irmão de Hadija de São Judas. A partir daí, começamos a utilizar também, garanhões de nosso próprio sufixo, como Zeus de Cristalina, Avatar de Cristalina e Balboa de Cristalina. Em 2015, adquirimos Ringo de São Judas, um filho de Moleque de São Judas , campeão de progênie de pai na Nacional de 2015, e Linda de São Judas. Ringo de São Judas passou sua forte carga genética, de Iluminado de Alfenas, para a tropa.
Recentemente, também temos utilizado na reprodução animais de pelagem pampa, como Orfeu do Barulho e Guerreiro da Caiana, que permitiram a inclusão de animais de pelagem exótica em nosso plantel. Por fim, também temos utilizado grandes campeões nacionais de marcha picada como Malibu do LM e Mistério do Cabo Velho para aperfeiçoar ainda mais o andamento e morfologia de nossos animais.
Convidamos os amantes de cavalo e criadores de cavalo Campolina a nos fazer uma visita e conhecer o nosso trabalho de mais de 35 anos na raça.





